sábado, 2 de novembro de 2013

ONDE ESTARIA AGORA A MINHA ESPERANÇA? (Malco Teles)




"Onde estaria então, agora, a minha esperança? Ela descerá até os ferrolhos do Seol, quando juntamente no pó teremos descanso". (Jó 17.15,16)

 Vivemos num mundo essencialmente imediatista, consumista e materialista. E nesse contexto, parece-nos que o homem vive numa falta generalizada de esperança.

O atual quadro sócio econômico tem contribuído para essa realidade. A humanidade perde periodicamente a importância dos sonhos, o que consequentemente leva a perda da esperança. a vida se torna sem sentido e sem motivação. E sem motivação não há esperança, como bem destacou Martinho Lutero: "Tudo o que se faz nesta vida, faz movido pela esperança".

O texto acima revela o quadro desesperador vivido por um homem que o próprio Deus chama de sincero, justo, temente a Deus e que praticava boas obras (Jó 1.8 e 2.3)
Apesar de o próprio Deus testemunhar todas essas características de Jó, e permitindo a Satanás tirar todos os seus bens, incluindo seus filhos e sua saúde (Jó 1 e 2)
tudo para o alto
Diante de toda calamidade que cercou a vida de Jó, ele é capaz de reconhecer algumas coisas importantes (Jó 1.20-21 e 2.10):
  1.  Para este mundo nada trouxemos, dele nada levaremos;
  2.  Deus é soberano sobre todas as coisas e dEle alcançamos o privilegio de administrarmos os bens que Ele nos deu;
  3. Em toda e qualquer situação Deus deve ser louvado.
Diante de todas as catástrofes que Jó viveu, podemos observar um homem que podia se maldizer, jogar tudo para o alto e esperar a morte sem lutar por dias melhores. Jó porém aprendeu a cultivar a esperança, uma das virtudes da vida.

Talvez você que está lendo este texto esteja vivendo um pesadelo, não uma vida abundante e quem sabe, esteja dizendo: "minha esperança já se foi, e pra mim não tem mais jeito"... Calma, Deus ainda é Senhor de todas as coisas e Ele sabe o que você está passando e que suas forças já estão no final. É normal que nesses momentos a esperança fuja pelos "vãos" dos dedos, porém, ter esperança e viver uma expectativa favorável e confiante, é ver no fim do túnel a luz de esperança. E acreditar que mesmo no mais longo funil, há uma saída. Pacientemente, as luzes vão se acendendo, as trevas se dissipam e as coisas começam a mudar de "cara"... Por mais difícil que seja o seu hoje, manter viva a esperança e a fé, faz com que alcancemos as promessas. Afinal a esperança vislumbra o futuro e a fé nos concede forças para chegarmos a esse futuro.

assim como Deus mudou a história de Jó, Ele pode mudar também a sua, basta crer e manter viva a esperança...

Que Deus os abençoe... 

(Por: Malco Teles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...